top of page

Charuto e sua essência - Marcelo Gimenez Sommelier de Charutos idealizador do Reidocharuto fala sobre o tema.

Atualizado: 10 de abr.


charutos
Foto arquivo Plasencia cigars

Fumar charuto, esse tema vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, apesar de esse ritual de puro prazer ter sua história por volta de 1495 quando os espanhóis chegaram a cuba. Hoje estima-se que temos mais de 20 mil pessoas que fumam charuto em São Paulo capital, não contabilizando os que fumam de final de semana ou esporadicamente. Nos últimos anos tivemos alguns brasileiros que se destacaram no mundo, Bruno Lee (Hombre Habano) e Walter Saes um advogado que venceu o campeonato mundial de Habano Sommelier em 2015.


Charutos e Bebidas

Fumar charuto não é simplesmente puxar uma fumaça e soltar, é degustar, harmonizar, sentir sabores, sentir no olfato tudo o que o charuto pode trazer, harmonizando com uma boa bebida. Fuma-se em 3 terços , desta forma alternamos as bebidas para harmonizar melhor. Fumar um charuto é relaxar e aprender novas sensações.


Charuto Cubano ou Off Cuba ?

Hoje com o crescimento mundial de consumo de charuto, temos a Nicaragua como maior produtor seguido pela Republica Dominicana, sem esquecer de Honduras que vem produzindo charutos de excelente qualidade.

Os 3 Países citados trazem boas opções de charutos como Jota de Nicaragua, Vega Fina , Don Diego, Arturo Fuente e muitos outros de qualidade que se equipara aos Habanos, mas co preços bem mais acessíveis.

Quando Falamos em Cuba, realmente temos que aplaudir a qualidade dos charutos, que começam desde a plantação, da colheita, da secagem, amadurecimento e fabricação com alta qualidade.


Cubano ou Habano ?

Todos os Habanos são cubanos, porém nem todos os charutos confeccionados em Cuba são Habanos. Este título, Habanos, é a Denominación de Origen Protegida (D.O.P.) reservada para uma seleção das mais proeminentes marcas cujos tabacos são confeccionados seguindo as mais rigorosas normas a partir de folhas de tabaco, semeadas em zonas determinadas, também protegidas com denominação de origem.

São feitos Totalmente a Mano, aplicando métodos cubanos usados pela primeira vez em La Habana, há mais de dois séculos, transmitidos de geração em geração e que se mantiveram quase imutáveis até os nossos dias. Mais de 500 processos manuais, incluindo processos agrícolas e de fábrica, são realizados entre o plantio da semente e a colocação em caixas de Habanos. Todos têm que superar estritos controles pré-estabelecidos peloConsejo Regulador de la Denominación de Origen Protegida (D.O.P.) para serem merecedores do apreciado título Habanos.


Brasil e Charuto

O brasil é o maior exportador do mundo de tabaco. Em 2021, tabaco produzido no Brasil foi exportado para 105 países. Claro que não é somente tabaco para charuto, mas sim tabaco para todos os fins, principalmente o cigarro. Quando falamos em charuto temos hoje boas marcas brasileiras e tabacos de qualidade que acabam por fazer parte dos blends de muitos charutos ao redor do mundo.

Folhas como a Cubra, , mata fina, mata norte são algumas que se destacam e as marcas brasileiras mais destacadas são Dona Flor, Dannemann, Leite & Alves, Jamm e mais algumas marcas que se concentram no recôncavo baiano.


Resumindo, frequentemente traremos matérias sobre charuto, dicas de harmonização com bebidas e toda atualização que você possa ficar por dentro desse mundo.


Quer acompanhar nossos canais ? siga:



Instagram @Reidocharutoclub

@reidocharuto











36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page